Leia mais

Eles estão chegando... 

Os candidatos à vereança estão em todos os lugares; melhor recebê-los bem, pois eles reuniram a coragem que faltou para muitos de nós

Nas antigas, quando a Avenida Brasil serpenteava no Calçadão e o calçamento era outro, dizia-se: “Se tirar uma pedra de petit-pavê da calçada, surgem três candidatos a vereador”. 

Talvez hoje mais adequado seria dizer que surgem três representantes comerciais, três terapeutas ou cinco corretores de imóveis. Mas candidatos à vereança serão muitos: estima-se mais de 300.  

São muitas as opções. o Hudson, que não é da dupla sertaneja, mas tocou afinado na Ação Social do município, está no palco eleitoral. Tem o Belmiro, da ToldoFlex, que manda um bom dia bem original aos seus amigos no zap-zap todas as manhãs: ao invés do “bom dia a todos, todas e todes”, ele diz: bom dia a toldos! Tem o Pedrinho, ex-Detran, que já disputou tantas vezes, que agora filiou-se ao Partido Novo para não parecer velhinho. É o Pedrinho novinho em folha.

CIDÃO DA CLARO?

O Cidão da Telepar vem firme para a reeleição. Como a Telepar já não existe mais e as estatais sugerem algo do passado, foi aconselhado a dar uma repaginada, mudando para Cidão da Vivo, Cidão da Tim ou Cidão da Claro (ops!). “Gostei, me parece um plus a mais”, teria dito.

Ato que pode prejudicar o Cidão é que não há mais gente para receber título de cidadania, todos já receberam. Agora é esperar nascer gente em outras cidades para que venham morar em Cascavel, se destaquem em alguma área, e possam receber os títulos. Temos também o Alécio, que já presidiu a Câmara tantas vezes, que alguns chegam a dizer: parece que está acorrentado na cadeira de presidente! 

PASSANDO O CHAPÉU

Outro personagem interessante é o Josué. Ele passou a usar chapéu para se distinguir na multidão de candidatos. Até aceita ser comparado ao Zé do Chapéu - o banqueiro que passou por “homem simplão do povo” e foi eleito senador. 

O problema é quando confundem o Josué com o Apóstolo Valdomiro. Como se sabe, nem todos os boletos do chapeludo da igreja estão pagos… E o Juarez Berté não é um cobrador bonzinho.

O Pintinho é outro candidato exótico. Como disputou a primeira com esse apelido no milênio passado, cogita agora vir com a alcunha “Galo Véio – uma pena só na nuca, mas é galo!”

DESAFIO NO FRIGORÍFICO 

Já o Moacir Maria, uma espécie de outdoor ambulante, disputa com o Ceará a condição de “candidato da Coopavel”. Para escolher entre os dois, Dilvo deverá colocá-los para trabalhar no turno da madrugada no corte de frango. Por motivos óbvios, nem o Pintinho, nem o Frangão serão convidados para esse desafio. Quem entre o Moacir e o Ceará comparecer ao expediente mais de uma noite, será o eleito. Páreo duro, façam suas apostas.

Para prefeito temos menos opções (há quem veja nenhuma, coisa de eleitor enjoado), mas isso é assunto para uma próxima resenha.

Fato é que não se pode sequer imaginar Cascavel funcionando sem a Câmara Municipal; portanto, escolha o seu ou a sua. Todas, todos, todes e toldos estão à disposição…

Em tempo: Quase foi esquecido o Madril, que resolve tudo pacificamente na ponta do fuzil, e o Mello do Pastel, que durante seu mandato não permitiu que nada terminasse em pizza, mesmo assumindo o risco de ser acusado de legislar em causa própria.

  • PitocoFake, como você percebe, não é algo para ser levado a sério.

+ Leia mais