Leia mais

O maior do mundo

Luciano Hang, associado a construtora de SC, vai edificar o edifício residencial mais alto do planeta em Balneário Camboriú

A construtora FG Empreendimentos fechou uma parceria com a Havan, do empresário Luciano Hang, para construir o prédio residencial mais alto do mundo em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o edifício vai se chamar Triumph Tower e o lançamento do empreendimento deve ocorrer no segundo semestre de 2024. A construtora ainda não definiu uma data para o início das obras. 

O prédio deve se tornar o mais alto do mundo no lugar do Steinway Tower, em Nova York, nos Estados Unidos, apontado como o maior, segundo o ranking internacional The Skyscraper Center. O novo edifício vai ser construído na Barra Sul de Balneário Camboriú, com 509 metros de altura e 154 andares.

Dentre os brasileiros, o novo prédio vai superar o edifício One Tower, da mesma construtora. O imóvel é considerado o maior da América Latina, com 290 metros de altura e 84 andares. Inaugurado em dezembro de 2022, ele também fica na orla de Balneário Camboriú. A obra custou R$ 650 milhões.

CIDADE NAS ALTURAS

Segundo o Censo Demográfico de 2022, Balneário Camboriú se tornou uma das cidades brasileiras mais verticalizadas, com mais da metade de sua população morando em prédios. 

André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimento, explica que a construção de prédios é uma grande demanda de sistemas construtivos arrojados e conta com a melhor tecnologia existente.

“O maior desafio construtivo de um prédio alto é a logística da obra, atrelada ao deslocamento vertical de colaboradores e materiais ao longo da torre”, disse Bigarella à Folha. “Elevadores de alta performance, sistema de inteligência do edifício, com bombas, válvulas, controle de acesso, para que todos os sistemas possam operar e dar segurança aos processos”, complementou. 

+ Leia mais