Leia mais

Itaipu celebra Convênio de Extensão Universitária com 17 instituições de ensino

O quê: assinatura dos termos de adesão do Convênio de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial entre a Itaipu Binacional e 17 universidades Estaduais, Federais, Municipais e Institutos Federais de Educação

Data: sexta-feira (03/05)

Horário: 10h

Local: Anfiteatro do CESA – Auditório Prof. Genésio Ferreira Cruz - UEL

 

Mais informações

A Itaipu Binacional lança oficialmente, nesta sexta-feira (3), o Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial, por meio de parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e as 17 universidades estaduais, federais, municipais e Institutos Federais de Educação da área de atuação da Binacional. O valor investido será de R$ 24 milhões.

Nesta data, serão assinados os termos de cooperação entre as partes, e será lançado o edital de chamamento para 200 projetos de extensão universitária, para os quais serão disponibilizadas em torno de mil bolsas aos estudantes e professores das universidades e institutos envolvidos no programa. Entre professores e estudantes, o público envolvido deve chegar a 200.000 pessoas.

O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial visa impulsionar e apoiar projetos de extensão em instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná e região sul do Mato Grosso do Sul, com a finalidade de incentivar estudantes e professores a se engajarem em atividades que abordem desafios socioambientais, promovendo conscientização e ações práticas para construir um futuro mais sustentável.

O programa disponibilizará bolsas e recursos financeiros para impulsionar a pesquisa e a extensão universitária, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador para promoção da sustentabilidade na região de atuação da Itaipu Binacional.

A seleção de projetos será viabilizada por meio de Chamadas Públicas (editais lançados na página do PTI e dos parceiros), permitindo que os docentes das universidades vinculadas apresentem suas propostas.

Serão aceitos projetos alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrangendo áreas como biodiversidade, bioeconomia, conservação ambiental, uso responsável dos recursos naturais, energias renováveis, gestão de resíduos, agricultura sustentável, saúde e meio ambiente, políticas públicas, cultura, entre outros.

+ Leia mais