Leia mais

Abril verde pede atenção

Cascavel registrou nada menos que 2.886 notificações de acidentes de trabalho, sendo a 2ª cidade com mais ocorrências no Paraná

A Campanha Abril Verde foi criada em 2003. E em 28 de abril, é comemorado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. As datas chamam atenção para a importância da prevenção às doenças, e, principalmente, acidentes de trabalho.

Cascavel tem o Abril Verde em seu calendário oficial de eventos. Segundo dados do Observatório do Trabalho Decente nos Municípios Brasileiros, Cascavel registrou nada menos que 2.886 notificações de acidentes de trabalho, sendo a 2ª cidade com mais ocorrências no Paraná, atrás apenas de Curitiba (9.317 acidentes). 

Nós, profissionais da área, trabalhamos diariamente para evitar que acidentes aconteçam, mas, especialmente no mês de abril, o trabalho se intensifica com o objetivo disseminar e conscientizar empregados, empregadores e toda a população. De acordo com a Previdência Social, foram notificados 7,5 milhões de acidentes de trabalho entre 2011 e 2022. Desses, 5 milhões de homens 2,4 milhões de mulheres acidentadas.

PREVENÇÃO

Existem várias formas de prevenir, começando pelo exame admissional. A sequência prevê treinamentos com uma ampla gama de temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, incluindo avaliação de riscos, ergonomia, toxicologia, saúde mental, entre outros. Mais importante do que remediar é prevenir esses acidentes. O investimento em procedimentos mais seguros, uso de equipamentos de proteção individual, treinamentos, cursos, processos internos, entre outras mudanças fazem a grande diferença. 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, as principais causas do acidente são a falta de atenção no desenvolvimento das atividades, a não utilização de equipamento de proteção individual.

+ Leia mais