Setembro Amarelo: Unipar explica formas de acolhimento com seus acadêmicos
Por meio do PIESA (Programa Institucional de Experiência e Sucesso do Aluno), acadêmicos podem buscar apoio psicopedagógico durante todo o ano letivo

A Universidade Paranaense (Unipar) busca diversas formas de acolher seus acadêmicos, oferecendo um espaço seguro para o desenvolvimento profissional e pessoal, como o PIESA (Programa Institucional de Experiência e Sucesso do Aluno), que existe para atender o estudante durante toda a jornada acadêmica.
Por meio do Programa, os acadêmicos têm acesso a pilares para uma vida universitária mais leve, como a atenção psicopedagógica, com dicas que contribuem para organizar os conteúdos vistos em sala de aula e criar estratégias de estudo para o semestre. “Nós realizamos uma anamnese pedagógica para conhecer a história pessoal, familiar e escolar do acadêmico, a fim de entender os fatores que influenciam o seu processo de aprendizagem, com a intenção de identificar de qual maneira a Universidade pode auxiliar no seu desenvolvimento acadêmico”, destaca Patrícia Nascimento, Pedagoga responsável no campus de Cascavel.
O serviço é oferecido durante todo o ano letivo, sendo que os alunos podem procurar por livre demanda ou através da coordenação do curso, que faz o encaminhamento para as profissionais responsáveis. “Os atendimentos são uma forma de acolhimento, um momento em que os acadêmicos conseguem se expressar de forma mais livre, desabafar o que os incomoda e trabalhar em cima de problemas que afetam seu cotidiano”, explica a Psicóloga responsável pelo Programa no campus de Toledo, Daniele Frigo.
Daniele destaca ainda que, durante o momento de escuta, são realizados treinos de habilidades sociais, como empatia, assertividade, comunicação, e técnicas de aprendizagem para um estudo mais eficaz. “Tudo que é feito, visa a demanda trazida pelo acadêmico, a fim de ajudá-lo da forma mais específica possível”.
Prova Zen
Outra iniciativa do PIESA, é a Prova Zen, um momento realizado em véspera de provas e que ajuda os acadêmicos a organizarem os estudos, reorganizar as atividades, respirar fundo e chegar na prova com calma e confiança.
Encaminhamentos
Se necessário, as profissionais à frente do PIESA nas unidades da Unipar realizam o encaminhamento dos acadêmicos para outros especialistas, como neurologistas e psiquiatras, para avaliações mais aprofundadas. Em Cascavel, o encaminhamento ocorre também para o CPA (Centro de Psicologia Aplicada), onde acadêmicos de psicologia realizam estágios supervisionados.
Como solicitar apoio
Além de encaminhamento via coordenação do curso, os acadêmicos podem entrar em contato pelo e-mail patricia.nascimento@unipar.br e pelo WhatsApp (45) 3321-1320, em Cascavel. Já em Toledo, o e-mail é piesa-tol@unipar.br.
Nos demais campi da Universidade, os acadêmicos podem procurar diretamente a coordenação do curso.