Portal Pitoco
Todos os episódios
Pitaco do Pitoco
Pitaco do Pitocopor Jairo Eduardo

Mbappé recusa milhões por consciência

25 de junho de 2026, às 13:43

Jornalista Jairo Eduardo comenta sobre a recusa do jogador Mbappé em patrocinar jogos de azar e destaca os problemas causados pela jogatina no Brasil.

Pronto para ouvir
Mbappé recusa milhões por consciência
0:000:00

Leia a íntegra

JE

Jairo Eduardo

Editor — Pitaco do Pitoco · 25 de junho de 2026, às 13:43

Jornal da Manhã. Os pitacos do Pitoco com o jornalista Jairo Eduardo. Pois é Jairo Eduardo sete trinta e nove seja bem vindo uma excelente quinta-feira né? Pois é qual foi o seu placar de ontem que você sugeriu que do Jogo do Brasil Jairo? Oi bom dia bom dia Hélio bom dia. Você sabe que ontem eu não quis nem fazer prognóstico estava sem palpite e a proposta é sobre palpite que nós vamos falar nessa prosa aqui o vereador de São Paulo médico cara muito preparado fez um pronunciamento em que ele trazia a seguinte situação citando o francês Simbapé o craque da França na Copa do Mundo artilheiro da seleção pessoa que dispensa comentários, não é? Ele disse, olha, Mbappé foi um dos poucos craques que recusaram patrocinar ou fazer parte de patrocínio receber patrocínio das Betis da Turma e da Jogatina e quando questionado por que recusou milhões de reais em publicidade Mbappé disse que não faria parte disso, porque na própria família dele ele teve problemas com jogatina. Pessoas próximas a ele tiveram severos problemas inclusive psiqui com o jogo Ent foi nesse contexto em que ele se recusou a fazer parte disso Eu sempre fico muito impressionado quando vejo craques, artistas, pessoas que já estão com a vida financeira muito bem resolvida, mesmo que não tivesse, não seria de forma nenhuma atenuante, pessoas participando desse estímulo ao jogo à jogatina pesquisas que foram feitas no Brasil mostraram que grande parte, inclusive uma muito recente agora, dessa semana, semana passada mostraram que grande parte do endividamento do brasileiro tem duas razões bem especificadas caneta de emagrecimento e betes principalmente Betis olha só os motivos do endividamento, entre outros, mas os principais então quando uma celebridade internacional como o jogador da França pontua essa questão, eu acho que ele está acenando também para outros que são seguidos por milhões de fãs e que tendem a repetir os hábitos ou acompanhar o que cada um deles fala na rede social ou numa inserção publicitária na televisão. Só podemos aplaudir a atitude de caras como Mbappé. Acredito eu que mesmo entendendo que liberdade individual de cada um se o cara quer afundar na Betis a teoricamente isso um problema dele Agora, se olhar no entorno, você vai ver quantas pessoas ele está prejudicando. Você vai ver uma família desagregada, uma família vulnerável economicamente, você vai ver uma pessoa que está prestes a ser desempregada no seu trabalho, porque o boleto chega lá, porque tem cobrança, porque o cara não consegue se concentrar no trabalho enfim, é uma degeneração completa da vida do sujeito e o brasileiro gosta de apostar eu já disse aqui, foi aqui que inventaram o jogo do bicho, é aqui que a Caixa Econômica, que é a jogatina oficial do Estado, fatura fortunas com o jogo é aqui que existem cassinos clandestinos de jogatina existe o tal do Tigrinho é no mundo inteiro, mas aqui é muito forte enfim me parece assim, algo pra ser alvo de uma reflexão da postura do craque francês em recusar os milhões de euros dólares que lhe foram ofertados pra divulgar o jogo a jogatina, a bet vale completar que na copa anterior de quatro anos atrás tínhamos dois patrocinadores master ligado ao jogo dois nas grandes emissoras de TV, vamos citar então a Rede Globo, dois agora esse ano são oito são oito patrocinadores masters relacionados às badges e s ver o intervalo e muitas vezes nem precisa ver isso quem entra na programa entra at durante o jogo voc j v l aquela exposi que eu diria at rid do estilo do jogo e que vem trazendo tantos males para esse país bom, ainda dentro da saúde, encerrando a minha participação quero dizer para você Helio que tem uma informação relevante a respeito da saúde pública na próxima segunda-feira segunda-feira em Cascavel todas as pessoas, todas as faixas etárias, se não me engano menos bebês com menos de seis anos seis meses de idade, uma coisa assim mas pode ser checado estão liberadas para receber a vacina da gripe a gente fala assim, a vacina da gripe é uma forma popular de dizer a vacina que combate e previne a gripe então a partir da próxima segunda-feira todas as unidades básicas de Cascavel e outras estruturas de saúde estarão ofertando essa possibilidade. Não percam, não percam essa oportunidade. Não percam. Nós temos um inverno rigoroso ainda pela frente, só começou. Na próxima semana essa temperatura que está hoje já se reprisa, dá uma folguinha agora, amanhã, depois sobe um pouquinho, mas lá no meio da próxima semana é frio com umidade, com chuva. Isso é um conjunto perfeito pra que as pessoas tenham problemas respiratórios que podem se agravar muito se a pessoa não estiver vacinada. É isso, Helio Silva, vambora? Tá certo, Jairo. Pra você uma excelente quinta-feira geladinha e até amanhã. Valeu, combinado. Igualmente pra você, saúde a todos, um abraço e até breve. Até breve. Jairo Eduardo trazendo aí os pitacos do Pitoco aqui na Rádio T sete e quarenta e seis.

🎙

Este é o Pitaco do Pitoco, a análise editorial diária de Jairo Eduardo.