
Exposição "Entre Fronteiras: Conexões Visuais de Cascavel em Toledo" promove diálogo artístico além das fronteiras

A arte como ponte entre culturas, identidades e expressões. É com esse propósito que a exposição "Entre Fronteiras – Conexões Visuais" chega a Toledo, trazendo um recorte vibrante da produção artística de Cascavel. A mostra, que já encantou o público em Assunção (Paraguai), por meio do Instituto Guimarães Rosa da Embaixada do Brasil, agora se estabelece como um diálogo visual entre duas cidades irmãs, unidas pela diversidade criativa.
Com curadoria de Antonio Carlos Machado, a exposição reúne obras de 8 artistas e do Coletivo Seme AR, explorando linguagens como desenho, pintura, escultura, instalação e fotografia. Cada trabalho revela narrativas únicas, questionando fronteiras geográficas, simbólicas e culturais.
Destaques da Exposição:
• Brugnera apresenta obras como "Ouro de Tolo" (desenho hiper-realista) e "Vigas Pré-Moldadas" (série premiada "Casa Conceitual"), explorando materiais brutos e técnicas precisas.
• Daniel Carlos Bispo surpreende com desenhos em caneta esferográfica, criando figuras de realismo quase fotográfico.
• A.C. Machado, Vera Simon e Samuel Adiala trazem outras forma de representação do desenho, com perspectivas distintas: Machado com suas "cadeiras machadianas" relações de poder e status quo na técnica de ponta seca), Simon com a série" Estranhas Figuras Angélicas" (universo feminino naif) e Adiala com influências da arte urbana, mesclando elementos pop e primitivos.
• Ela Soares e o Coletivo Seme AR apresentam instalações que tensionam espaço e materialidade, Soares com a obra Por um fio fala da vida e sua sutil impertinência. O Coletivo Seme Ar (Brugnera e Ela Soares) evocam o tempo e a força da natureza como a obra "Indômita", que expande o desenho para as paredes.
• Biaggi e Marcelo B. Korp exploram a fotografia: o primeiro com macrofotografias que ressignificam obras sacras ("Sermão da Montanha"), e o segundo com registros da comunidade haitiana em Cascavel, usando interferências em impressões digitais.
"Entre Fronteiras" é mais que uma exposição: é um convite à reflexão sobre o que nos une e nos distingue. Uma oportunidade para o público de Toledo se conectar com a cena artística cascavelense, fortalecendo laços culturais entre as duas cidades.
Serviço:
Data: Abertura dia 7 de agosto as 19h com a presença dos artistas expositores
A exposição estará aberta pra visitação de 7 de agosto a 8 de setembro de 2025
Das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30
Local: Museu Histórico Willy Barth - Rua Guarani, 3843- Vila Becker – Toledo – PR
Entrada gratuita
Realização: Prefeirura Municipal de Toledo, Secretaria de Cultura e Museu Histórico Willy Barth
Contato para imprensa:
Antonio Carlos Machado
45 99932-4161
Sobre o Curador:
Antonio Carlos Machado é artista visual e curador, com trajetória dedicada à promoção de diálogos interculturais por meio da arte. Foi coordenador do Museu de Arte de Cascavel, e é Conselheiro Estadual de Cultura do Paraná.
"Que esta mostra seja um marco, solidificando laços entre as cenas artísticas de Cascavel e Toledo." — Antonio Carlos Machado
#EntreFronteiras #ArteSemLimites #CascavelEmToledo
Tópicos
Leia mais


8ª Noite de Gala: 12 anos de emoção e música no coração do oeste paranaense

Café Colonial acontece neste sábado (12) em Maripá

Cantinho Solidário é inaugurado no Catuaí Shopping Cascavel nesta quarta-feira (18)

Cascavel Jazz Festival começa nesta sexta (27) com grandes artistas e entrada gratuita
