Catuaí Shopping Cascavel é finalista do prêmio internacional GRI Awards
O Shopping concorre nas categorias “Shopping Center do Ano”, “Destaque em Sustentabilidade do Ano” e “Projeto de Ação Social do Ano”

O GRI Institute é um instituto internacional, que conecta grandes players dos setores imobiliário, de varejo e infraestrutura, com uma forte atuação global e presença no mercado brasileiro. Possui escritórios em diversas cidades ao redor do mundo, como São Paulo, Campinas, Londres, Dubai, Índia, México e Colômbia.
Todo ano, milhares de projetos imobiliários são entregues no país, abastecendo as cidades com ícones de engenharia, da arquitetura e do design. O GRI, através do GRI Awards, premia os empreendimentos que mais se destacaram em cada segmento do real estate, bem como os projetos de maior impacto social, mais aderentes às práticas ESG. Todas as companhias atuantes no Brasil podem participar.
Em 2025, o Catuaí Shopping Cascavel, com menos de um ano de vida, é finalista nas categorias “Projeto de Shopping Center do Ano”, “Destaque em Sustentabilidade do Ano” e “Projeto de Ação Social do Ano”. Segundo a superintendente, “o Shopping se posiciona como um empreendimento que visa o bem-estar da população, busca promover mudança e impacto social e se relaciona com a comunidade de forma propositiva”, explica Claudia Michiura.
Categoria “Shopping Center do Ano” - Uma conquista do Oeste paranaense
Nove meses após a sua inauguração, em novembro de 2024, o Catuaí Shopping Cascavel é o maior centro comercial do Oeste do Paraná, com 83 mil metros quadrados de área construída. Fruto de um investimento superior a R$ 700 milhões, o empreendimento atrai um fluxo médio de 450 mil visitantes por mês e foi responsável pela geração de mais de 8,5 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e reposicionando o mercado com a chegada de grandes marcas, sendo 45% delas exclusivas na região.
O sucesso do projeto baseia-se no conceito de one-stop destination. Com mais de 300 lojas que integram varejo, Centro Médico, academia e área de entretenimento e serviços, o complexo se tornou um espaço para o dia-a-dia, atendendo, de forma estratégica, uma população de 1,4 milhão de habitantes em mais de 50 municípios.
Categoria “Destaque em Sustentabilidade do Ano” - Resíduo com valor: inclusão, sustentabilidade e reconhecimento
Durante a pré-inauguração do Catuaí, mais de 30 toneladas de papelão e plástico foram geradas. “A gestão desse volume expressivo de resíduos, somada à escassez de mão de obra, representou um grande desafio”, conta Claudia Michiura. A superintendente relata que a solução encontrada pelo Shopping foi contar com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e das cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Cascavel.
“Firmamos um termo de cooperação e implementamos um sistema de coleta e triagem com cronograma diário. Com isso, conseguimos destinar corretamente mais de 30 toneladas de resíduos, garantir renda para os catadores e reduzir custos operacionais do Catuaí. Foi uma solução técnica para um desafio real de obra e inauguração”, explica Michiura.
Categoria “Projeto de Ação Social do Ano” - Mais do que reciclar, escolhemos privilegiar
Por meio de um sistema de triagem, logística e coleta diária, o projeto de separação de resíduos, realizado na pré-inauguração do Catuaí, possibilitou que as cooperativas recebessem 100% da receita dos recicláveis separados, mais de R$25 mil que foram destinados aos catadores vinculados.
Como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, cerca de 150 catadores e familiares foram convidados a retornar ao Shopping para uma homenagem especial no Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis. A ação incluiu café da manhã coletivo e uma sessão de cinema — para muitos, a primeira experiência em uma sala de exibição. “Foi um gesto que reforçou o compromisso do Catuaí com a inclusão e a valorização de profissionais que são raramente reconhecidos. Lembrar dessas pessoas, dessas famílias que contribuem tanto para o meio ambiente foi, e é, muito importante”.
GRI Awards
Os vencedores nacionais da premiação do GRI Institute serão anunciados no dia 12 de novembro, quarta-feira, em São Paulo, capital. O evento, realizado na Villa Bisutti Cardoso de Melo, premia projetos comerciais e residenciais de todo o Brasil.
Para Claudia Michiura, superintendente do Catuaí Shopping Cascavel, “concorrer nas categorias de ação social e sustentabilidade do GRI Awards é receber um reconhecimento por algo que nos move, como Shopping: cuidar. O Catuaí é um empreendimento feito por pessoas, para pessoas".
Sobre o Catuaí Shopping Cascavel
Inaugurado em novembro de 2024, o Catuaí Shopping Cascavel é o maior centro comercial do Oeste do Paraná. Com administração própria, o Catuaí conta com 83 mil m² de área construída e 42 mil m² de Área Bruta Locável, reunindo mais de 280 operações. O Shopping destaca-se pelo conceito “one-stop destination”, apresentando soluções que vão além do varejo tradicional, como Centro Médico, academia, supermercado, cinema com salas modernas, Pet Park, Espaço Kids, Centro de Ensino e muito mais.