A mais tradicional e antiga empresa de comunicação do Paraná, fundada há 45 anos, inicia uma nova era. A nova proposta do Grupo Tarobá de Comunicação, além de reforçar o peso histórico da marca, também facilita a aproximação com o público jovem e o posicionamento ainda mais competitivo no cenário atual.
Um evento realizado nesta quarta-feira (31) de forma simultânea em Cascavel e Londrina, marcou o lançamento das novidades do Grupo.
Em Cascavel, mais de 400 pessoas, entre autoridades estaduais e municipais, influenciadores digitais, empresários de toda a região, representantes do Grupo Bandeirantes de Comunicação, bem como profissionais que ajudaram a construir a trajetória do Grupo, prestigiaram o dia “Dia T” realizado no Espaço Vivacce. A virada da nova marca e o anúncio das novidades aconteceu em transmissão ao vivo durante o evento e simultaneamente em todos os seus meios de comunicação.
Durante a cerimônia, o empresário e piloto, Pedro Muffato, antigo sócio e tio do CEO do Grupo, relembrou a trajetória e o papel que o veículo teve no desenvolvimento da região e do Estado e se disse feliz em ver o legado sendo honrado. “O objetivo da Tarobá sempre foi dar as notícias boas, verdadeiras e com credibilidade. Isso sempre foi feito e agora eu fico muito contente que vai continuar com essa nova geração no comando”, disse emocionado.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a lembrança da primeira transmissão realizada pela emissora em 1979 e reforçou o impacto do Grupo na geração de empregos e a representatividade social e econômica no Estado. “Parabéns a família Muffato e à Tarobá, que venham mais 100, 200 anos de crescimento e que deixe cada vez mais o povo do Paraná com um orgulho muito grande, que o sucesso seja perene”, afirmou.
O apresentador do Grupo Bandeirantes de Comunicação e diretor de programação da Band Paraná, Douglas Santucci, prestigiou o evento e reforçou a admiração pela empresa. “A Tarobá é a afiliada mais antiga do Grupo Bandeirantes de Comunicação, ver que ela não parou no tempo, que se reformula a cada dia e entrega um material de tanta qualidade como essa renovação de marca, é algo muito relevante. Eu fico muito feliz e lisonjeado de participar deste momento”, afirmou.
Somando tradição e modernidade
A história do Grupo Tarobá, repleta de registros e conquistas memoráveis enquanto representante da população, ganha um novo capítulo e uma nova marca, se preparando para alcançar novos horizontes e ocupar ainda mais espaços, mantendo sua posição na vanguarda da reinvenção dos veículos de comunicação do interior.
A Tarobá foi a primeira emissora do Paraná com transmissão digital e também largou na frente com o lançamento de programação local no estado. Atualmente, a afiliada da Rede Bandeirantes chega a 199 municípios paranaenses, impactando mais de 6 milhões de telespectadores.
Para a nova era foram definidos quatro pilares que guiarão a linha editorial: jornalismo, entretenimento, esporte e gastronomia. O diretor-geral do Grupo, Maikon Bruno, explica que o novo conceito soma a tradição à modernidade e o slogan ressalta a força da marca e a diretriz que vai guiar o futuro nos próximos anos. “Junto com a nova marca, um novo portal, novas programações, programas no rádio, na TV e na internet. Interação entre as plataformas, estúdios repaginados, área de cobertura expandida, prédios revitalizados, afinal uma boa mudança vem com muitas outras boas mudanças”, afirma.
O que permanece é o propósito que o Grupo sempre teve em representar e evidenciar o que o Paraná e seu povo tem de melhor. “Somos a plataforma de conteúdo e mídia que aproxima o mundo dos paranaenses, dá voz e celebra suas conquistas através de formatos originais feitos para quem é da nossa terra e integrados em diversos canais. Fortalecemos nossa cultura dando valor a cada uma das histórias contadas. Seja no jornalismo, no esporte, na culinária e no entretenimento, estamos no seu cotidiano trazendo informação de confiança, com agilidade, escuta e interação com a comunidade. Conhecemos nosso público como ninguém e assim construímos valor para anunciantes que combinam com nosso jeito de comunicar e retratar a vida paranaense. Tudo o que fazemos é para promover e incentivar o povo guerreiro do Paraná, afinal temos tudo aqui, é só confiar”, completou.
Fé na comunicação local
O CEO da emissora, Eduardo Muffato, anuncia o rebranding da marca e chancela a fé na comunicação local. “Acreditamos muito na força e importância que a TV aberta, rádio e portais de notícias têm na sociedade. E após 45 anos vimos a necessidade de uma renovação de marca, que traz também mudanças significativas na programação, com novas atrações, reformulação de programas já existentes e também dos apresentadores que entram todos os dias na casa do nosso telespectador. Voltamos nosso olhar ainda mais para a produção de conteúdo multiplataforma, programas exclusivos para os meios digitais como podcasts. É uma reestruturação voltada para a atualidade da comunicação, incluindo novos equipamentos e estúdios, bem como ampliação da presença e cobertura multiplataforma na região.”, garante.
Uma marca ainda mais forte
O rebranding é assinado pela Agência Ana Couto, referência nacional na construção de valor para as organizações, que tem no portfólio marcas como Itaú, Brastemp, Havaianas e Natura. "A nova abordagem reflete a força histórica da Tarobá e sua capacidade de se adaptar às novas demandas do público, especialmente os mais jovens. Estamos confiantes de que essa transformação fortalecerá ainda mais a conexão da marca com seu público e ampliará sua relevância no cenário midiático”, comenta Ana Couto, CEO da agência.
Para a criação da marca, a inspiração foi a origem do nome Tarobá. O conto das Cataratas do Iguaçu, onde Tarobá era um índio guerreiro que se apaixonou por uma índia, mas que não podiam ficar juntos pois ela estava prometida para um Deus em forma de serpente. Eles acabam ficando juntos e uma maldição atinge os dois. A serpente cai entre eles e daí se forma o Rio Iguaçu. A índia se transforma nas Cataratas, nas elevações montanhosas, e o índio se transforma numa palmeira. Daí a estrutura do T como o tronco e as copas das árvores, também associando as ombreiras de um guerreiro. A ideia da tipografia foi manter um peso e potência visual, mas que tivesse alguns traços da geometria indígena.