Leia mais

Eles almejam a Policlínica?

Tratativas para aquisição de uma das estrelas do polo de saúde de Cascavel são confirmadas. O empresário Assis Gurgacz e a Unimed estão na parada 

“Não será surpresa se um dos dois maiores e mais tradicionais hospitais privados da cidade mudar novamente de mãos. São fortes os rumores de que a rede Care, que detém o controle acionário de 12 hospitais e 25 clínicas prestadoras de serviços médicos nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, teria decidido se desfazer da Policlínica Cascavel, que adquiriu menos de dois anos atrás. Uma empresa administradora de planos de saúde e um grupo de investidores locais podem se unir para entrar no negócio. Os entendimentos para a formação do consórcio estão a pleno vapor”. 

A nota acima foi publicada no blog do jornalista Caio Gottlieb, em setembro do ano passado. E agora os fatos parecem referendar o tirocínio do veterano colunista. O empresário Assis Gurgacz confirmou informação inicialmente publicada na coluna do radialista Miguel Dias, no jornal “Preto no Branco”, dando conta das tratativas.

“Estivemos reunidos na semana passada. Se eles chegarem na minha proposta, vou conversar com meus filhos”, disse Gurgacz ao editor do Pitoco. Se o empresário é uma das partes de um consórcio formado para gerir a Policlínica, qual seria a outra? Gotllieb citou em sua nota uma administradora de planos de saúde. 

Intuitivamente é possível inferir que se trata da Unimed, única empresa local do ramo com musculatura para uma empreitada dessa dimensão. Questionada sobre tratativas para adquirir a Policlínica isoladamente ou em consórcio, o presidente da Unimed, Luiz Sergio Fettback, não confirma e nem nega.

“A Unimed Cascavel acompanha atentamente as movimentações de mercado, bem como a tendência das operadoras de saúde investirem em rede própria de atendimento. Contudo, a política interna da cooperativa não prevê a divulgação de informações sobre quaisquer tipos de operações financeiras – supostas ou reais –, bem como de estratégias ou outros dados internos”, disse Fettback em nota.

100 MIL COOPERADOS

Não é de hoje que a Unimed Cascavel cogita construir ou adquirir um hospital próprio. A cooperativa acaba de anunciar a vida de número 100 mil aos seus cuidados. E fechar a cadeia de insumos e serviços representa obter o domínio total dos custos operacionais, que são elevadíssimos, notadamente com a profusão de exames solicitados por jovens médicos e o envelhecimento da população.

A tendência de domínio completo dos ciclos é acentuada. A Unimed Costa Oeste, prima-irmã da coopetativa de Cascavel, está investindo R$ 80 milhões no Biopark, em Toledo, na construção de um hospital de alta complexidade.

Enquanto o assunto não se desdobra, médicos cotistas da Policlínica manifestam reservadamente apreensão e até algum desconforto com a forma com a rede Care vem conduzindo a questão. 

“Até parece que estamos diante de um mau negócio. Se fosse ruim não haveria dois grandes players do mercado querendo adquirir a Policlínica. Conforme circulam as informações, passa a impressão que estão depreciando um hospital que tem papel central no polo de saúde de Cascavel, que gerou todo um ecossitema de saúde em seu entorno, com recursos humanos e equipamentos de excelência”, disse um cotista ao Pitoco, sob a condição de manter seu nome no anonimato.

GURGACZ E DA VINCI

A rede Care, instada a enviar comentários sobre as tratativas de venda da Policlínica, não quis se manifestar. Uma das perguntas enviadas dizia respeito exatamente aos motivos que a levaram a ofertar o ativo no mercado.

Embora aparentemente muito bem sucedida nas 37 unidades de saúde que administra, a Care encontrou um cenário altamente competivivo no polo de Cascavel, que vai desde a capacidade ilimitada de atendimento do Hospital Universitário até o vibrante segmento privado. Para ficar em apenas um exemplo - lastreado pelo curso de Medicina da FAG, também de sua propriedade - Assis Gurgacz injetou R$ 160 milhões para transformar um acanhado nosocômio no que é hoje o São Lucas, um dos maiores e mais bem equipados hospitais do país.

+ Leia mais