Leia mais

Carlos Aros assume a direção  de conteúdo e produto do Grupo Ric

A contratação do jornalista, que é ex-diretor da Rede Jovem Pan, reforça a estratégia do grupo paranaense de criar e distribuir conteúdos multiplataforma 

Carlos Aros, novo diretor de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo Ric, líder em comunicação multiplataforma no Paraná. (Foto de Cristianara Almeidaalexandre)

O jornalista Carlos Aros, formado pela mais tradicional escola brasileira de jornalismo, a paulistana Cásper Líbero, e diretor de conteúdo e rede desde 2018 da maior rede brasileira de rádios, a Jovem Pan, assumiu nesta segunda-feira, dia 20, a Diretoria de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo Ric, que é líder no Paraná em comunicação multiplataforma.  

Aros traz para o Paraná mais de uma década de experiência na condução de equipes de jornalistas especializados em hard news e na produção de conteúdos alinhados à maior audiência de radiojornalismo do país. Também liderou inúmeros projetos de branded content. Em outra vertente de sua carreira, especializou-se na cobertura de tecnologia e inovação, tendo sido reconhecido com diversos prêmios, entre eles o Comunique-se, e é um dos responsáveis por liderar o projeto que trouxe para o Brasil a MIT Technology Review (a revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA). 

Carlos Aros conta que está trocando São Paulo por Curitiba com o entusiasmo que só um grande desafio pessoal e profissional proporciona. Ele chega nesta semana com a missão de liderar e impulsionar a cobertura do dia a dia de um estado em que residem 11,5 milhões de pessoas. 

Aqui, vai comandar cerca de 140 jornalistas, que atuam nas quatro emissoras da RICtv Record, nas oito rádios Jovem Pan FM e Jovem Pan News, além do portal de notícias Ric.com.br, canais em redes sociais e na plataforma de estilo de vida TOPVIEW.

“A experiência sênior do Aros traz um grande impulso para evoluirmos ainda mais na criação e na distribuição de conteúdos em multiplataforma. Com investimentos constantes em pesquisas de audiência e em tecnologias para o jornalismo trabalhar conteúdos em multiformatos, vamos trabalhar a força do regionalismo com as nossas próprias marcas, como a RICtv Record, Ric.com.br e a TOPVIEW, e das grandes redes de quem somos parceiros, a Record e a Jovem Pan. Estamos muito felizes com sua chegada”, diz Leonardo Petrelli, presidente do grupo.

 

O poder do conteúdo regional

Nos últimos anos, à frente da Rede Jovem Pan, sua última escala antes de assumir como diretor no Grupo Ric, Carlos Aros trabalhou em três frentes principais: a liderança do conteúdo jornalístico, o desenvolvimento de estratégias para conteúdos especiais e de branded, além do reposicionamento editorial da rede de rádios. 

“Desenvolvi, com as experiências colecionadas ao longo dos anos,  uma visão especial sobre comunicação, que quero trazer para o Grupo Ric. É a visão da integração entre as plataformas, da valorização do conteúdo,  do respeito à inteligência da audiência e do poder que  o conteúdo regional tem não só para a região em que está inserido, mas para o contexto geral. Vamos falar do Paraná para os paranaenses e também para o resto do mundo.”

Na bagagem, Aros traz para a nova casa uma forte ligação com o cotidiano em uma redação dinâmica, com olhar sobre política, economia e as questões mais sensíveis da sociedade. “Estou muito orgulhoso do ciclo que encerro no Grupo Jovem Pan e venho reforçar um trabalho brilhante, feito por pessoas incríveis que eu tenho orgulho agora de ter como companheiros de jornada.”

Para o futuro a seguir, o jornalista vê “um mar de possibilidades”, principalmente associadas às tecnologias que vêm transformando a radiodifusão e a comunicação. 

“A base para a conexão entre as TVs, as rádios, portais, revista e outros produtos está no digital. O offline e o online são complementos de uma grande jornada. E o meu desejo é que a pessoa acorde de manhã, ligue na RICtv Record, vá o para o carro e sintonize na Jovem Pan, ao longo do dia receba as notificações do nosso portal e de nossas redes sociais, e ao voltar à noite para casa assista ao nosso jornal.”

 

Sobre o Grupo Ric 

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. 

Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record - RICtv TV Curitiba, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; o Portal Ric; as plataformas TOPVIEW, de estilo de vida, e Grands por Reinaldo Bessa, sobre sociedade e negócios. 

 

Além disso, o Grupo Ric presta serviços de produção audiovisual e marketing de relacionamento para o mercado por meio de suas unidades de negócios: Ric Podcast, Ric Lab, Ric Rural Hub e Ric Play. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric.