Leia mais

Festval recebe Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista

Rede de supermercados é a primeira do Paraná a contar com a certificação

Preparar o ambiente para receber bem todos os clientes e qualificar os espaços para receber as pessoas com neurodiversidades. É com base nessa premissa que o Festval se tornou recentemente a primeira rede de supermercados do Paraná a receber o Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista, concedido pela Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, a ONDA-AutismoS.

No próximo dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu para trazer à pauta a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e das necessidades desse público na rede de serviços públicos e privados. No Festval, a gerente da Qualidade, Ana Paula Beal, conta que a adequação dos espaços e o treinamento dos colaboradores para melhor atender as pessoas com autismo começou há um ano.

Fabio Cordeiro, presidente da ONDA-AutismoS, explica que essa certificação é concedida à empresa após um treinamento com os colaboradores para o atendimento de pessoas autistas. Ele conta que são diários os relatos de pessoas que sofreram algum tipo de discriminação ou preconceito praticados por colabores de empresas no atendimento ao público.

“Na maior parte das vezes, esses atos se dão pelo desconhecimento e falta de capacitação”, destaca Cordeiro, que também é uma pessoa autista e foi responsável pela criação do selo e de todo processo de capacitação. O objetivo, segundo ele, não é apenas para treinar os profissionais dentro das empresas, mas também sinalizar para toda a comunidade do autismo que naquele local as pessoas são sensíveis à causa e buscam agir com respeito as características desses indivíduos.

 

CAPACITAÇÃO

Cordeiro esclarece que o treinamento para obtenção do selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista vai além das questões relacionadas ao TEA. Inclui aspectos de acessibilidade e inclusão em geral. “Esse processo de certificação foi uma aula de vida pra todos nós”, comenta Ana Paula.

Segundo ela, os colaboradores passam por todos os tipos de treinamento, que inclui desde pontos básicos como a interpretação da carteira de identificação do autista até a percepção do comportamento do cliente, se ele precisa de algum atendimento preferencial, se está prestes a se desregular ou se precisa de algum outro tipo de assistência, como protetores auriculares.

Mais de 500 colaboradores de todas as 19 lojas do Festval de Curitiba e Pinhais já passaram pelos treinamentos, mas boa parte deles está em funções de atendimento direto ao público, como é o caso de seguranças, operadoras de caixa e balconistas.

 

SALA CALMA

Na loja do Festval Kennedy, a mais nova da rede que foi inaugurada em dezembro, toda a estrutura já foi desenvolvida pensada nesse público. Isso inclui desde a sinalização dentro do estabelecimento adequada ao público autista, vaga de estacionamento exclusiva e placas nos caixas prioritários com novo design incluindo o símbolo do autismo.

Além disso, a loja da Kennedy conta com a Sala Calma para acomodação sensorial. É um espaço de 15 metros quadrados com um projeto arquitetônico desenvolvido para proporcionar conforto às pessoas com autismo e seus familiares.

Para acessar a Sala Calma, é preciso apenas fazer a solicitação a um colaborador qualificado para fazer esse tipo de atendimento. O profissional fará o acompanhamento durante todo o período necessário.

Ana Paula Beal destaca que esse e outros projetos nasceram de um desejo da empresa de trazer os indicadores da agenda ESG para o planejamento estratégico da empresa. “Por ser uma empresa familiar, já desenvolvia muitas práticas ESG, mas elas não eram classificadas assim”, pontua.

+ Leia mais