16 de maio de 2024 - Anunciado o Krum Around The World, a volta ao mundo de pai e filho cascavelenses, Eugênio e Eduardo Krum.
O Baron 58, bimotor fabricado nos EUA, com 1,7 mil km de autonomia, velocidade de até 380 km/h e assentos para cinco viajantes além do tripulante, foi a aeronave escolhida para a jornada.
Os Krum registraram tudo em vídeo, fotografias e mapas animados reproduzidos no Instagram. A rede social foi uma espécie de diário de bordo para registrar cada momento da aventura.
“Trata-se de um sonho acalentado há muitos anos, que exigiu planejamento detalhado e esmerado”, disse Eduardo, integrante da terceira geração de “voadores”, paixão que começou com o avô dele.
O dia da partida, reproduzido em animação no Insta, mostra o roteiro das primeiras horas de vôo: Cascavel, Alta Floresta (MT), Boa Vista (AM), Barbados, Porto Rico e USA.
No último post, até o fechamento desta edição (15 de julho), a dupla estava no Alasca, já na última perna da viagem, após longo voo sobre a Europa e o interminável território russo.
“Queremos motivar mais brasileiros a dar a volta ao mundo”, narrou Eduardo Krum, sempre historiando cada ponto geográfico de parada.
Talentoso e dedicado na reportagem, o cascavelense poderia perfeitamente trabalhar em um programa de canais como Discovery Channel ou National Geographic.
Voltaremos a essa pauta aqui no Pitoco. Afinal, se Santa Catarina tem os navegadores da família Schurmann, Cascavel tem os “voantes” da família Krum.
Como preconizava aquela propaganda de televisores japoneses, talvez possamos dizer aqui também - comparando os barrigas verdes com os cascavelenses: “em aventuras pelo planeta, nossos alemães são melhores que os deles”.