Leia mais

Atletas do Clube Comercial representam Cascavel no Mundial de Karatê no México

Jovens embarcam neste domingo (7), rumo a Monterrey preparados para desafios internacionais entre os dias 10 e 14 de julho

Cascavel estará muito bem representada no cenário internacional do karatê na próxima semana. Filipe Grapegia e as irmãs Isabella e Isis Baldin estão de malas prontas para embarcar para o México, onde participarão da 12ª edição do Campeonato Mundial de Karatê da União Mundial das Federações de Karatê-Do (WUKF). O evento, de alto padrão, promete reunir mais de 2 mil competidores de todo o mundo.

Na bagagem, expectativas não faltam para os três atletas da Associação Atlética Comercial, cujo evento representa a primeira oportunidade de trazer títulos internacionais. Para isso, a preparação técnica e emocional foi intensa.

Faixa preta, Filipe Grapegia é o veterano da turma. Membro da Seleção Paranaense de Karatê, aos 32 anos de idade acumula 25 de experiência no esporte. Começou a treinar aos sete anos no Comercial e nunca mais parou. Desde os dez anos compete. Durante todo este tempo, acumulou títulos como oito vezes campeão paranaense, campeão dos Jogos da Juventude, vencedor do Troféu Brasil e campeão brasileiro de karatê por três vezes. Ele também ostenta medalhas em competições sul-americanas e pan-americanas.

“O Mundial representa um sonho para o qual venho treinando desde 2020, contudo, foi adiado durante a pandemia e depois pela perda do meu pai, em 2022. Agora estou pronto para dar o meu melhor”, afirma o atleta, cujo shihan é Osmildo de Jesus. Grapegia representará a cidade e o clube em três categorias - Adulto (21 a 35 anos): kata, kumite (luta) mais de 85 kg e kumite sem divisão de peso.

Juventude e garra
Com menos idade e igual determinação, as irmãs que levam o nome do Comercial para o México também carregam no peito uma bagagem de experiência. Aos 15 anos, Isabella Baldin Pereira é a atual campeã brasileira de karatê. Ela disputará o mundial na Categoria Cadete B (14 a 15 anos), nas modalidades de kata e kumite.

Com oito medalhas de ouro e uma de prata conquistadas em campeonatos paranaenses e no Troféu Brasil deste ano, Isabella está no topo do ranking paranaense e preparada para buscar seu primeiro pódio mundial.

“Acredito que meu esforço e dedicação vão trazer bons resultados. Só o fato de estarmos classificadas para o mundial já representa uma grande vitória, pois a experiência fora do país será um grande passo na nossa carreira. Estou determinada a fazer o meu melhor”, diz Isabella.

A mais jovem da turma, Isis Baldin Pereira, segue os passos da irmã e, com apenas 12 anos, já ostenta o título de vice-campeã brasileira de karatê na Categoria 11 e 12 anos. A jovem atleta demonstra que idade não é impedimento para tamanho desafio.

“Estou muito empolgada para competir no meu primeiro mundial. Treinei muito e estou preparada para dar o meu melhor”.

Sobre o evento
O Campeonato Mundial de Karatê da WUKF será realizado no Cintermex, em Monterrey, de 10 a 14 de julho de 2024, com emocionantes competições de kata e kumite. A WUKF, com 46 países membros e 195 organizações afiliadas, é o órgão internacional que rege o karatê esportivo. As competições englobam categorias a partir dos sete anos até adultos, tanto no masculino quanto no feminino.

Os atletas de Cascavel embarcam neste domingo (7) prontos para levar o nome da cidade ao pódio internacional.

+ Leia mais