Leia mais

BYD chegou, e não é a Chana 

Movida por “centelha da novidade”, maior fabricante de elétricos do planeta estaciona (sem barulho nem fumaça) no alto da Avenida Brasil

1º dia de março de 2011 - Retratada na capa do Pitoco, uma marca chinesa de automóveis, a Chana, instalava sua concessionária em Cascavel com a promessa de vender veículos padrão Honda Fit “completão” pelo preço de “Celta pelado”.

A primeira incursão chinesa não deu muito certo, como não havia dado também a iniciativa anterior, da “soviética” Lada, montadora russa de carros bem feinhos instalada na Tancredo Neves com rua Rio Grande do Sul no final dos anos 1990. 

A Chana, cujo nome permite outras interpretações no vocabulário chulo, acabou contribuindo para criar um estigma sobre as marcas chinesas. Mas, 13 anos depois, os chineses estão de volta. E ninguém mais faz piada com suas marcas.

A maior delas chegou a Cascavel nesta semana, e já mostra diferenças marcantes pelo nome: Build Your Dreams – Construa seus sonhos, em tradução literal. A chinesa BYD constrói muito. Ultrapassou a Volks na liderança do maior mercado do planeta, a China, produziu e vendeu mais elétricos que a Tesla no último trimestre do ano passado e já aparece no Top 10 das maiores do mundo, à frente da Mercedes, Fiat e GM.

SER A MAIOR DO BRASIL 

Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, já dizia aquele coach na palestra motivacional logo após estacionar seu GM Corsa. Então a BYD sonha grande. Pretende ser a maior do Brasil em cinco anos, impulsionada pela fábrica na Bahia.

Para tanto, precisa de parceiros sólidos. No Paraná, a marca escolheu a Servopa, rede que completa 70 anos em 2025. Empresários de Cascavel tentaram obter a marca para revenda, mas a tradição e longevidade falou mais alto. Nos anos 1950/60 a Servopa oferecia fuscas e kombis. 

Sete décadas depois, a empresa vende também BYD Dolphin, o elétrico fenômeno do Brasil, que compete em preço com os motores fósseis, embora entregue mais tecnologia embarcada. É o elétrico mais vendido do Brasil.

Se levado a termo o plano de expansão, a Servopa terá 11 concessionárias BYD no Paraná nos próximos meses. Para efeito de comparação, na rede Servopa, o número é maior que a primeira marca representada pela concessionária no Paraná, a Volks. Cascavel entrou na lista de prospecção e recebe sua loja no alto da Avenida Brasil após Curitiba, Londrina e Maringá.

+ Leia mais