Leia mais

Curso de Engenharia Mecânica da Univel prepara profissionais para o mercado de trabalho

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Univel têm acesso a uma educação de qualidade que os prepara para os desafios do mercado de trabalho. E são diversos os aspectos educacionais que ajudam os acadêmicos a acumular a bagagem necessária para se destacar no setor mecânico.

Entre os diferenciais que o coordenador Douglas Guedes Batista Torres destaca estão as aulas práticas, que ocorrem nos laboratórios modernos e bem equipados do Centro Tecnológico. É por meio de atividades como as desenvolvidas nesses espaços que os alunos conseguem, por exemplo, entender como funcionam os materiais e as máquinas que eles irão utilizar no dia a dia profissional.

A infraestrutura do curso também contempla carros para que os alunos realizem atividades práticas de disciplinas como Eletricidade Aplicada e Máquinas de Combustão.

Outro ponto que vale destacar, na visão de Douglas, é o corpo docente formado por professores com grande vivência prática, em áreas como consultoria, gestão de processos industriais e chão de fábrica.

Ao longo do curso, os alunos fazem visitas em indústrias da região com o objetivo de entender melhor como é o dia a dia dentro de fábricas de diversos setores. Nesses encontros, os acadêmicos observam as matérias-primas e ferramentas utilizadas, e os conhecimentos adquiridos complementam o aprendizado teórico de várias disciplinas da graduação.

A troca de experiências acontece ainda na Semana Acadêmica das Engenharias (SEAENGE), durante a qual são oferecidas palestras, cursos e projetos de pesquisa. Estas atividades fazem com que os alunos conheçam diferentes áreas de atuação dentro da Engenharia Mecânica e tenham acesso a profissionais que se destacam no setor.

O coordenador da graduação ressalta que o engenheiro, por natureza, existe para resolver problemas. Por isso, ao longo do curso os acadêmicos são constantemente desafiados a pensar fora da caixa, sendo estimulados a desenvolver soluções inovadoras e que façam a diferença para a atuação profissional e o dia a dia das pessoas.

Douglas lembra também que a parte escrita é bastante exigida no mercado de trabalho, através da elaboração de laudos e relatórios, entre outros materiais. Então, essa é uma habilidade que a graduação busca desenvolver.

“Outro ponto importante é que a grande maioria dos nossos alunos já trabalha dentro da área quando entra na graduação, e isso também faz com que eles tragam problemas reais pra dentro da sala de aula e voltem para seus estágios já com soluções”, finaliza o coordenador.

O Engenheiro Mecânico formado pela Univel é abastecido com conhecimento técnico, prático e científico de forma constante, garantindo uma atuação diferenciada no mercado de trabalho. Se você deseja trabalhar com o desenvolvimento de motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para indústrias dos mais variados segmentos, comece a trilhar sua jornada de sucesso aqui na Univel.

+ Leia mais