Leia mais

Premiações da Cobb demonstram excelência da Avicultura Copacol

Pioneira na avicultura paranaense, a Copacol chega ao fim do ano com importantes reconhecimentos no setor. Fornecedora genética para grandes empresas do setor avícola, a Cobb entregou à Cooperativa três premiações alcançadas graças ao tripé tecnologia de ponta, manejo correto a campo e assistência técnica especializada.

Os resultados de todas as empresas avícolas do Oeste do Paraná foram analisados de abril a setembro de 2023. Da regional oeste, a Copacol recebeu os troféus pelo melhor Índice GPD (Ganho de Peso Diário), melhor Índice de Conversão Alimentar Corrigida, e melhor Índice de IEP (Índice de Eficiência de Produtividade) – linhagem Cobb. “Essas três premiações demonstram que estamos no caminho certo, acompanhando o que há de mais moderno no mercado para garantir a sustentabilidade dos negócios, tanto a campo, quanto à Cooperativa. Além disso, vemos o trabalho conjunto da área técnica com cada um dos nossos cooperados, que seguem as recomendações de maneira criteriosa. A atividade representa 60% do nosso faturamento bruto e garante renda para milhares de famílias, por isso, avançar nesses indicadores é alcançar o máximo em eficiência produtiva”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

De abril a setembro, na linhagem Cobb, o GPD da Copacol foi de 72,7 gramas/dia; Conversão Alimentar Corrigida de 1,654; e IEP de 412 pontos.

 

PROTAGONISMO

Neste resultado reconhecido pela Cobb, a Copacol destaca o protagonismo do cooperado. Além de insumos de elevada qualidade fornecidos pela Cooperativa, nos aviários a dedicação diária é fundamental para proporcionar bem-estar animal, priorizando a redução de desperdício de ração e a ambiência das aves.

Para essa constante evolução no setor, a Cooperativa conta com o CTA (Centro de Treinamento Avícola): estrutura composta pelo que há de mais moderno na atividade visa testar manejos considerados exemplares, repassar o conhecimento aos avicultores e, desta maneira, atingir elevados índices zootécnicos, com melhores conversões alimentares e redução da mortalidade. Além disso, o CTA é um espaço para verificação de tecnologias inovadoras para melhorar a integração da Copacol. São 3.544 metros quadrados de área construída: amplo espaço onde serão testadas tecnologias inovadoras; sala de aula para os cursos; e alojamento com 14 vagas para recepcionar visitantes. “Percebemos que todos buscam implementar as melhores práticas, atendendo as orientações da equipe técnica. É um trabalho conjunto, que começa antes do recebimento das aves, na busca pelo conhecimento para garantir o melhor desempenho nos aviários, até a entrega das aves para o processamento. A tecnologia implementada nos aviários nestes 41 anos de atuação da Copacol em avicultura avançou muito. Com o acompanhamento desses instrumentos de trabalho, os cooperados buscaram aprender ao máximo possível por meio de treinamentos proporcionados continuamente pela Cooperativa”, afirma Douglas Silva, gerente Integração Aves na Copacol.

+ Leia mais