Nesta quarta-feira (29/11), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) o Projeto de Lei nº 504/2023, de autoria do deputado estadual Marcio Pacheco, que institui o Dia da Prevenção à Escoliose, a ser lembrado anualmente no dia 27 de junho.
O Dia da Prevenção à Escoliose tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da escoliose, buscando melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados por essa condição.
A escoliose é uma condição médica que afeta a coluna vertebral, podendo causar deformidades e desconforto significativos. A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar o agravamento da doença e garantir uma melhor qualidade de vida aos indivíduos afetados.
De acordo com dados Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população terá alguma crise de dor nas costas, pelo menos, duas vezes na vida, e um dos motivos pode ser a escoliose, que afeta de 2% a 4% da população.
“Através de ações educativas, campanhas de conscientização e prevenção será possível alcançar um número maior de pessoas e disseminar informações, diminuindo o impacto da escoliose na sociedade e contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar da população”, ressalta Marcio Pacheco
O PL prevê a realização de ações educativas, campanhas de conscientização, palestras, seminários, workshops e outras atividades que promovam a disseminação de informações sobre a escoliose e suas formas de prevenção.
As Secretarias da Saúde e da Educação poderão estabelecer parcerias com entidades médicas, associações de pacientes, escolas, instituições de ensino superior e outros órgãos relacionados à saúde e à educação, a fim de promover ações conjuntas de prevenção e diagnóstico.
Segundo a fisioterapeuta Marinês Toigo Gottlieb, profissional com mais de 30 anos de experiência, com especialização em Ortopedia, Traumatologia, RPG Souchard, Fisioterapia cardiorrespiratória e certificada método Schroth ISST, a escoliose deve ser tratada assim que for detectada.
O tratamento deve ser iniciado o mais breve possível para promover a contenção da sua progressão em crianças e adolescentes e reduzir suas consequências em adultos.
Segundo Marinês, quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, mais cedo é possível evitar a evolução da curvatura.
A iniciativa de Pacheco em colocar em evidência a escoliose é mais uma das ações que ele vem empreendendo ao longo de seu mandato para chamar a atenção para graves problemas de saúde que afetam a população, muitas vezes sem a visibilidade e os cuidados necessários por parte das autoridades, como é a questão do autismo, causa também abraçada por ele.
Isso é fazer política na mais nobre acepção da palavra.