Leia mais

De olho no Planalto

Governador é saudado como presidenciável em visita à região e anuncia investimentos na mobilidade elétrica

Em entrevista ao Pitoco, o governador Ratinho Junior afirmou, pela vez primeira, que irá renovar, em dezembro próximo, a isenção de IPVA para veículos elétricos.

E que estuda incluir algum nível de benefício fiscal também para os carros híbridos. “O Paraná é o estado mais sustentável da federação, e esse selo verde que conquistamos contribuiu para atrair R$ 220 bilhões em investimentos privados”, ressaltou.

O governador deve anunciar nos próximos dias outro investimento bilionário na esteira dos incentivos a eletrificação: uma fábrica de motores elétricos em Campo Largo, onde já funcionou uma unidade da Fiat.

Embora Ratinho Júnior não tenha entrado em detalhes, as tratativas iniciadas em janeiro último foram com a BYD, a maior fabricante de veículos elétricos do planeta. É possível que a Renault esteja inclusa na parceria.

O governador esteve em Palotina para inauguração da esmagadora de soja da cooperativa C.Vale e em Cascavel para entregar as obras de duplicação do Contorno Oeste com extensão da Avenida Brasil. 

PRESIDENCIÁVEL

Nas duas ocasiões, não faltaram oradores conclamando o governador a disputar a presidência da República em 2026. Entre eles, o prefeito Paranhos e o deputado Marcel Micheletto. O entorno do governador enxerga uma oportunidade no eleitorado de centro-direita, já que o principal nome deste segmento, Jair Bolsonaro, estará inelegível.  

Por esta leitura, não há um sucessor natural. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deverá disputar a reeleição. E o mineiro Romeu Zema é uma liderança regional.

Ratinho Junior, por sua vez, teria grandes obras de infraestutura para apresentar, governo bem avaliado e capilaridade nacional a partir do pai apresentador popular.