Leia mais

Programa Semear: crianças aprendem sobre reciclagem e destinação correta de resíduos plásticos

Ação foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Riviera, em Cascavel, na região oeste

Neste mês de setembro, teve início em Cascavel o Programa Semear Nutriplan, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) de Cascavel. A edição piloto do projeto aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Felisbina Bittencourt, no bairro Riviera.

A ação foi realizada com as crianças do infantil VI, que puderam entender qual o processo final da reciclagem e no que os resíduos plásticos podem se transformar após receberem a destinação correta. O conteúdo foi repassado de maneira lúdica e divertida, com materiais físicos, para que os alunos pudessem compreender sobre todas as fases do processo de transformação do resíduo e a importância da destinação correta dos materiais recicláveis, como o plástico.

As crianças participaram ainda de uma oficina de plantio de sementes, as quais ficaram com os alunos, para eles poderem acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da planta. “Além disso, foi explicado aos estudantes que, assim que a plantinha crescer, será necessário um espaço maior, seja um vaso ou o jardim de casa, enquanto o vasinho menor poderá receber uma nova semente ou ser enviado para a destinação correta, sendo novamente reciclado”, informou Bruna Walligura, Coordenadora do Programa.

Sobre o programa

O Programa Semear é uma iniciativa que tem como propósito a conscientização sobre o uso sustentável de recursos naturais através da reciclagem e da jardinagem, promovendo a educação ambiental desde a infância. Com isso, a prática continuará sendo realizada com crianças de CMEIS e Escolas Públicas do Município de Cascavel, proporcionando o conhecimento para toda a sociedade e, consequentemente, desenvolvendo a cidadania.

“É no convívio com a natureza e com os diferentes espaços, que as crianças aprendem sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar e preservar o meio ambiente. Assim é possível proporcionar a elas a reflexão sobre o papel de cada uma na preservação do meio ambiente, dos seus recursos naturais e na construção de uma sociedade mais sustentável.”, conclui Bruna.

A Nutriplan, idealizadora do programa, é uma empresa cascavelense que tem como propósito possibilitar um mundo mais verde para esta e para as futuras gerações, facilitando a aproximação e o contato das pessoas com a natureza, sempre com responsabilidade ambiental e social.

Por esse motivo, é importante que as crianças, desde pequenas, explorem os elementos que compõem o meio ambiente, como a terra, a areia, a água, as sementes, as pedrinhas e os gravetos, conhecendo suas características, fazendo comparações, descobrindo e identificando as sensações que esses elementos proporcionam. O ato de aprender a plantar sementes, manusear a terra e cuidar de uma planta pode ser uma maneira de iniciar esse processo de contato com a natureza.