Leia mais

Barzotto brothers

Irmãos de típica família italiana promovem encontros quinzenais no nº 1313 da Rua 13 de Maio

Tranquilamente dá para dizer que a tradição já tem mais de meio século, talvez mais de 60 anos. Por serem irmãos, eles se sentam à mesma mesa desde a infância.

O que mudou com o passar das décadas, é que a mesa agora está em um escritório de advocacia no número 1313 da Rua 13 de Maio. É lá que, pelo menos quinzenalmente, os longevos irmãos Barzotto se reúnem ao final da tarde para uma rodada que mistura chimarrão, lanches diversos e uma prosa saudosa.

Adair, Loreno, Olívio, João e Neivo são os “meninos” da família Barzotto. Afora eles, há outras cinco “meninas”, todos na casa dos sessenta anos de idade para adiante.

Loreno soma 86 primaveras, é o primogênito. Ele foi quase um pai para os demais, já que o chefe da família faleceu em um acidente de caminhão aos 43 anos. O primogênito também foi o primeiro a chegar à região, em Braganey, no final da década de 1940. O “bebê” do dia em que o Pitoco fez a foto abaixo era Neivo, com 78, já que o caçula João (74) estava ausente.

“Aqui a pauta da conversa é livre, só não falamos de política”, alerta Neivo, sabedor que a bipolarização na disputa presidencial divide até as tradicionalmente unidas famílias de ascendência italiana, como é o caso. “Um assunto que aparece sempre em nossos encontros é perguntar quem morreu na semana”, diverte-se um dos Barzotto, corneteando a faixa etária dos amigos, semelhante à deles próprios. Adair, Loreno, Olívio e Neivo são bem humorados assinantes do Pitoco.

+ Leia mais