Leia mais

Latidos na região do Lago

Entre as bandeiras cascavelenses que o jornal defendeu ao longo de um quarto de século, uma coincide com a semana do aniversário: o shopping Catuaí

Me recordo bem da noite da colação de grau em Jornalismo. Foi no salão social do Clube Comercial. Lá se vão quase 18 anos.

Estávamos recebendo o canudo, entre outros colegas, eu o Sergio Brum, Marcos Piaia, Jefferson Poppiu, Taniclaer e Nilson Fante, Denize Savi, Padaria, José Roberto Benjamin, Adriana Calicchio... Enfim, uma galera.

Em contraponto a essa bobagem de cunhar a imprensa como “quarto poder”, usamos sandálias havaianas na ocasião, contrastando com os panos finos dos convidados e “otoridades”.

Simbolismos retóricos à parte, é inegável que plataformas de jornalismo que atingem determinado patamar de audiência passam a acumular o poder de influenciar pessoas.

A pergunta é: o que fazer com esse empoderamento? Aqui no Pitoco acertamos e erramos. Mas, ao folhar os exemplares caprichosamente encadernados pela Laidir ao longo mais de duas décadas, não resta dúvidas: o jornal abraçou as grandes causas da cidade com amor e fervor.

Poderia citar inúmeros exemplos, mas vamos ficar em um que registrou desdobramentos recentes: o shopping Catuaí.

Embora ambientalista até a medula, o Pitoco aprofundou-se nas reportagens para mostrar que o problema ali não era ecológico. Talvez fosse de ecologistas de ocasião.

O problema ali era de porteira fechada para a concorrência. O shopping não é a solução para todos os problemas, mas é peça fundamental para firmar Cascavel como polo comercial regional, dar opção ao consumidor e gerar preciosos postos de trabalho.

O Catuaí retomar as obras exatamente na semana em que o Pitoco completa 25 anos, é mais que uma coincidência. É o alinhamento das estrelas. É a recompensa do bom combate. Valeu cada adesivo colado nos veículos, valeu cada manchete do jornal em defesa deste grandioso investimento.

Pitoco é cascavelense de coração!

+ Leia mais