
Investimentos gerados pelo setor fotovoltaico no Brasil devem ultrapassar R$ 39,4 bilhões em 2025
Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países que mais geram energia solar no mundo

O Brasil vive grandes avanços no setor de energia solar residencial. De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país superou a marca de 2,3 milhões de sistemas residenciais instalados, consolidando-se como um dos mercados mais promissores do mundo na geração distribuída. Só em 2023, o setor cresceu mais de 60%, um ritmo muito acima da média global, trazendo a marca de 4º lugar no ranking dos países que mais geram energia solar no mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.
Dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), indicam que de janeiro a maio de 2025, foram instalados 356 mil sistemas solares no país, sendo um grande destaque para o setor residencial. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) estima que os novos investimentos gerados pelo setor fotovoltaico poderão ultrapassar R$ 39,4 bilhões em 2025.
De olho nesses números a Bionova Energia Solar, empresa que surgiu no Paraná e hoje possuí diversas filiais espalhadas pelo país, tem se especializado cada vez mais no setor.
“Esse crescimento é acompanhado de perto e nós estamos na busca alavancar os negócios do setor solar com soluções personalizadas e tecnologia de ponta. O Brasil é um dos gigantes em geração de energia limpa e renovável e o Paraná é um dos estados com um volume significativo de investimentos. Nós temos muitas cooperativas e indústrias ligadas ao agro e com a economia de até 95% nas contas que a energia solar traz, ela se torna uma das alternativas mais rentáveis, econômicas e sustentáveis para o dia a dia”, destaca Thiago Tomazoli, diretor geral Bionova.
Economia e retorno rápido impulsionam o setor
O principal atrativo continua sendo a economia. Um sistema solar residencial instalado pela Bionova pode reduzir até 95% da fatura de energia elétrica, com retorno do investimento em 3 a 5 anos. A empresa oferece ainda soluções de financiamento acessível, que permitem ao cliente pagar as parcelas com a economia obtida na conta de luz.
Mesmo com o Marco Legal da Geração Distribuída, que alterou parte das regras do setor em 2023, a demanda continua em alta. Segundo a Bionova, o interesse cresceu inclusive após as mudanças, graças à conscientização ambiental, à alta no custo da energia e à maior oferta de crédito.
Projeção de expansão e foco em inovação
A aposta em tecnologia, eficiência e atendimento personalizado para continuar crescendo. Com projetos instalados em mais de 200 cidades brasileiras, totalizando mais de 400 mil placas solares instaladas em residências, comércios e áreas rurais, a empresa projeta dobrar sua base de clientes até o final de 2026.
“A energia solar está mudando o modo como os brasileiros consomem energia. E a Bionova está aqui para tornar essa mudança mais simples, segura e acessível. Nosso atendimento vai desde sistemas comerciais, a sistemas residenciais, industriais a rural.”, destaca Fernando Eduardo Fey, gerente de engenharia Bionova.
⸻
QUEM SOMOS?
De olho nesses números a Bionova Energia Solar, empresa que surgiu no Paraná e hoje possuí diversas filiais espalhadas pelo país, tem se especializado cada vez mais no setor.
A Bionova Energia Solar é uma empresa brasileira especializada em soluções completas de energia solar fotovoltaica para residências, empresas e propriedades rurais. Com presença consolidada em oito estados sendo Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Ceará e Bahia, a Bionova oferece soluções em energia solar para diversos tipos de estabelecimentos, aliando tecnologia, sustentabilidade e economia para entregar projetos eficientes, com foco no cliente e no meio ambiente.
⸻
Contato para imprensa:
✉ contato e-mail: assessoriadeimprensa@bionovasolar.com.br /
(45) 998120096 - Dayani Santos
???? Instagram | Facebook | LinkedIn: @bionovasolar
Tópicos
Leia mais


Acordo inédito vai permitir compra de 3 mil hectares de terras para indígenas Avá-Guarani, no oeste do Estado

Diretor-geral da Itaipu reúne corpo funcional para balanço de dois anos de gestão

Em cúpula do BRICS, diretor da Itaipu destaca papel do jovem na transição energética

Futuros moradores visitam casas construídas pelo Projeto Moradias
