
De olho na cancela
Observatório dos Pedágios põe lupa na execução dos contratos; duplicação entre Cascavel e Foz estará completa em 2030, com 26 anos de atraso

A conclusão da duplicação da BR 277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu está prevista para 2030. O primeiro trecho, de cinco quilômetros entre Matelândia e Céu Azul, será entregue em 2027. As novas pistas se encontram com o trecho já duplicado em Cascavel daqui cinco anos. É o que está previsto no contrato de concessão assinado com a nova concessionária, a EPR Iguaçu.
Os 10,4 quilômetros da BR 277 dentro do perímetro urbano de Cascavel, na porção Sul do município, também serão entregues em 2030, o ano 6 da concessão. A duplicação segue em direção a região de Guarapuava até o nono ano do contrato (2033). Isso tudo é exequível, irá acontecer nos prazos estipulados?
Perguntas inquietantes e um certo ceticismo são recorrentes, dado o histórico anterior. Para ficar em um exemplo, a conclusão das duplas entre Foz e Cascavel estava programada no contrato anterior para dezembro de 2004. Se tudo der certo, a conclusão ficará para 2030, mais de um quarto de século depois.
OBSERVATÓRIO DOS PEDÁGIOS
É para evitar que fatos assim se repitam que a Federação das Industrias do Estado do Paraná (Fiep), presidida pelo cascavelense Edson Vasconcelos, desenvolveu o Observatório dos Pedágios, apresentado no último dia 10.
A ferramenta traz mapa interativo, assistência por inteligência artificial e desce aos detalhes mais miúdos de cada um dos contratos firmados com as concessionárias. “A ferramenta não é uma fonte de opiniões, mas uma fonte de informações, pela qual as empresas, as entidades e as lideranças poderão estar mais próximas do assunto”, disse Vasconcelos.
A plataforma deixa à distância de um clique uma pesquisa que demandaria a leitura de um calhamaço analógico de 2,5 mil páginas, mas ainda não responde uma inquietação bem localizada em Cascavel: a Praça da Corrente (em alusão ao acorrentamento do então presidente da Câmara, Alécio Spindola), localizada em Sede Alvorada, terá o sistema de desconto do usuário frequente?
O imbricamento das economias de Cascavel e Toledo pede atenção diferenciada. O desconto de usuário frequente é exclusivo para veículos de passeio e se aplica de forma progressiva a partir da segunda passagem pela mesma praça de pedágio, no mesmo sentido, dentro do mesmo mês. O percentual varia por praça e pode chegar à 30ª passagem mensal.
- Serviço: A ferramenta de fiscalização desenvolvida pela Fiep pode ser acessada pelo site observatoriodospedagios.org.br
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