Guri de Pato é o candidato do Rato?
Alternativamente ao Iguaçu poderia-se perguntar: Guri de Pato pra enfrentar o Marreco?

O derby no futsal do Sudoeste do Paraná confronta Pato e Marreco, entenda-se, Pato Branco x Francisco Beltrão. O clássico poderá ser replicado na disputa pela principal cadeira do Palácio Iguaçu no próximo ano.
Ao nomear, nesta semana, o ex-vereador de Pato Branco, Luiz Augusto da Silva, o Guto, para a estratégica (eleitoralmente) Secretaria das Cidades, o governador Ratinho mandou um sinal para o mercado eleitoral: o candidato dele (Rato) é o guri de Pato.
Na outra raia da lagoa está o “Marreco”, como os desafetos apelidaram o senador Sergio Moro, líder nas pesquisas de intenção de votos. Configura-se então embate do Pato contra o Marreco, replicando a rivalidade entre as duas principais cidades do Sudoeste do Paraná.
Havia outros candidatos para a apetitosa secretaria das Cidades, como o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Grecca (acomodado por hora na secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável) e o cascavelense Leonaldo Paranhos, que acabou nomeado para a Secretaria de Turismo.
O fetiche político pela Secretaria das Cidades tem razão de ser. É a pasta de maior visibilidade e capilaridade. Ali tem R$ 1,6 bi para pavimentar dezenas de cidades com até 50 mil habitantes, projeto que leva iluminação em LED para 399 municípios, financiamento de obras urbanas, universalização do esgoto e a Cohapar, todos sob o mesmo guarda-chuva.
Por essas razões que o indicado para a pasta seria rapidamente interpretado como candidato de Ratinho Junior à sua sucessão, ritual político que o próprio governador seguiu. Antes de fazer o ninho no Iguaçu, Ratinho foi secretário da pasta.
- Em tempo: será preciso combinar com Alexandre Curi, o presidente da Assembleia Legislativa, que também reinvidica a candidatura a governador no grupo governista
QUEM É GUTO?
- Guto Silva nasceu em Maringá, no verão de 1977. Antes de ingressar na política, construiu carreira como consultor internacional, atuando em mais de 65 países. Foi o vereador mais votado de Pato Branco, em 2008. Em 2014, foi eleito deputado estadual, reeleito, em 2018. Foi secretário da Casa Civil e do Planejamento. Guto coordenou a campanha reeleitoral de Ratinho em 2022.