Cartas

Joel Pedrine

AO PITOCO FAKE!

ALÔ, ALÔ, TERRA, CASCAVEL!

Caro Pitoco. Sou do planeta Marte, meu nome é Kaskav Noburaku Cvotamal, e como a maioria dos marcianos, leitor assíduo do Pitoco. Não sei se sabia, mas todos os marcianos tem rabo, e quando um cidadão “apronta” alguma aqui, o castigo é ficar preso pelo rabo a um ou mais “contraventores”, por 1 ou mais dias, dependendo da contravenção. Então, imagine a alegria de nosso povo, quando chega o “sem rabo preso com ninguém”. É meio que um grito com gostinho de liberdade, ao estilo “isso pode”.

Lendo a matéria de ontem, sob o título «O panfletão dos Destemidos», que acusa dois candidatos a prefeito, iniciou um debate na sala de aula que se estendeu pelo planeta, e resolvemos pedir a ajuda de vocês.

Pelo que lemos no Pitoco, um professor, tentou resolver a questão dizendo: “Ao invés de questionarem a regularidade ou não do referido jornal, venham a público esclarecer se os fatos divulgados pelo jornal são verdadeiros ou não. Não prestar tais esclarecimentos é confessar que tais fatos são verdadeiros e é inútil tentar escondê-los”.

Aqui em Marte, todo cidadão aprende cedo a conhecer as leis que regem uma cidade ou um país, e é o professor que tem sobre sí a incumbência de ensinar estes futuros cidadãos. Se ele pleiteia um cargo político, como governar sobre uma cidade, deve dar o exemplo a todos cumprindo as leis, pois se assim não o fizer, nós marcianos, entendemos que ele mergulhará a cidade num caos desgovernado, já que não pode esperar que os cidadãos façam o que ele não faz. Então perguntamos aos nossos amigos terráqueos Cascavelenses. Estamos errados em pensar assim?

O professor aí da cidade de vocês, está ensinando que um veículo de informação pode circular sem cumprir as leis para tal. Em nosso planeta, seria o mesmo que dizer que pouco importa se o professor tem ou não a formação necessária para dar aulas, desde que o que ele ensina, creia estar certo. Então imaginamos o que seria de nós, se como povo, adotássemos esta premissa para médicos, advogados, juízes, etc, etc, etc. Não seria o caos? Estamos errados em pensar assim?

Nos parece que o planeta de vocês, e particularmente o país que vocês moram, estão num estado de corrupção que assusta toda a galáxia, exatamente porque os líderes de vocês, não respeitam as leis em que deveriam ser exemplos. Então, acreditamos que nosso planeta logo estaria num estado de corrupção igual ao de vocês, se tivéssemos alguém com tal pensamento no poder. Estamos errados em pensar assim?

O panfleto que o Pitoco comenta, foi apreendido, porque é ilegal, e é apócrifo. Bom, não sei no seu planeta, mas apócrifo para nós, é quando tanto OS AUTORES, quanto AS INFORMAÇÕES NÃO SÃO CONFIÁVEIS, e então aqui em Marte ninguém precisa se defender deste tipo de acusação, já que uma acusação feita de forma ilegal, não pode ser “legalizada”. Na verdade, são punidos os que levantam estas acusações. Estamos errados em pensar assim? O jornal foi distribuído, “protegido pelo manto escuro da madrugada”, mas se o autor e as informações fossem verídicas, porque fariam desta forma? Se algo parecido acontecesse aqui, a resposta para nós seria simples. Os autores não queriam ser descobertos, porque estariam cientes de que estão agindo ilegalmente, isto tornaria o ato ainda mais sujo, UM CRIME, e com dolo. E nem sei qual seria a sentença, mas certamente seriam muitos rabos amarrados e por muitos e muitos dias. ESTAMOS ERRADOS EM PENSAR DESTA FORMA?

Querido editor do Pitoco, poderia fazer chegar esta nossa pergunta aos nossos amigos terráqueos Cascavelenses?

Joel Pedrine
Londrina / PR